No início da implantação das turmas do Tempo Integral não foi exigida a presença constante dos alunos e durante as várias reorganizações sentimos necessidade de trabalhar a infrequência. Um dos princípios do Tempo Integral é explorar a "Cidade educadora" com seus "Territórios educativos". Os "Territórios educativos" são locais fora da escola que podem ser usados para promover a aprendizagem e socialização dos alunos, como: fazendas e sítios, praças, parques, circos, museus, órgãos públicos como o CRAS, bibliotecas, telecentro comunitário, associações comunitárias, etc. Para amenizar o problema da infrequência e utilizar os "Teritórios educativos", como fonte de pesquisa e informações, proporcionando saídas a campo, trilhas, lazer, descontração e aprendizado concreto foram e estão sendo promovidas excursões uma vez por mês, inicialmente, dentro do município e depois intermunicipais. As excursões são planejadas com antecedência, considerando objetivos, programação e avaliação. São muito interessantes e os alunos demonstram uma mudança de hábitos e socialização discreta, mas perceptível.
As excursões são ações do Projeto "Aprenda, viajando!". A primeira excursão aconteceu à Fazenda e Pousada da Serra a convite dos administradores Tarcizinho e Tatiana, ex-alunos da escola, com o apoio da Prefeitura Municipal, que forneceu o transporte escolar. Turma 1: 18/09/12 e Turma 2: 19/09/12.
A segunda excursão aconteceu nos dias 24 e 25/10/12 à Fazenda da Tapera de propriedade de Geraldo Valburgo de Oliveira, organizada pelo professor Ítalo e com o apoio da Prefeitura Municipal, que forneceu o transporte escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante.