No dia 06/10/11 aconteceu o I Seminário das Escolas promovido pela Vara de Família e Infância e Juventude de Barbacena/MG. Foi uma reunião com cerca de 1.300 professores das redes de ensino municipal e estadual, nas áreas públicas e particulares, contando com o diretor e quatro professores de cada uma das 260 escolas existentes nos 12 municípios que compõem a Comarca. Houve também a participação de conselheiros tutelares, policiais civis e militares, membros do CREAS e do CRAS, e equipe do Juizado da Infância e Juventude.
Dr. Joaquim Martins Gamonal, Juiz de Direito da Vara de Família e Cível da Infância e da Juventude fez a abertura dos trabalhos explanando sobre "O Seminário, o papel dos professores e sua importância". Outros temas como: ECA, Violência na escola, O educador como sujeito de transformação, Professor-aluno: Liderança/Autoridade foram debatidos durante o Seminário.
Na ocasião foram lançados e regulamentados dois projetos. FICAI - Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, com o objetivo de erradicar a evasão escolar; esta ficha deverá ser preenchida quando o aluno completar cinco faltas consecutivas injustificadas ou quando ultrapassado o limite de 25% de faltas no bimestre. Inicialmente a escola comunica à família; caso o aluno não retorne, ao Conselho Tutelar, que enviará ao Ministério Público para as providências cabíveis. O APOMT - Aviso por Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes, que prevê o controle da ocorrência de maus-tratos físicos, psíquicos e morais contra menores, através da ficha de controle obrigatório a ser enviada ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público.
Fique atento! Maiores informações acesse o site www.infanciabarbacena.com.br ou ligue: (32)3339-5021, (32)3339-5000, e-mail: juizado@infanciabarbacena.com.br ou joaquim@gamonal.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário. Ele é muito importante.